4 Dicas para não comprar cabos ​​desbitolados

Se você costuma comprar cabos elétricos para reformas ou construções, mas nunca ouviu falar sobre os “famosos” cabos desbitolados, fique muito, mas muito atento a este texto, para não correr o risco de comprar gato por lebre e se arrepender mais tarde.

Falando da maneira mais geral possível, os cabos desbitolados ou também conhecidos como cabos piratas, ou cabos falsificados, possuem a espessura do condutor de cobre muito abaixo do recomendado por padrões internacionais de qualidade e não têm nenhum tipo de certificação e garantia concedida pelo fabricante.

Os cabos ​​desbitolados com toda certeza irá provocar o aquecimento e o derretimento do isolamento, gerando não somente um aumento considerado no consumo de energia elétrica e nos gastos, mas também um possível curto-circuito e até mesmo provocar um incêndio.

A única “VANTAGEM”  dos cabos ​​desbitolados, se é que podemos classificar assim, seria seu preço, mas lembre-se o barato pode sair muito mais caro no fim das contas, lembrando também que a sua venda é ilegal.

Nos últimos anos, houve um aumento no combate a este tipo de produto no Brasil, mas precisamos melhorar muito. A conscientização dos nossos clientes é fundamental na luta contra este tipo de mercadoria que só prejudica e gera danos ao consumidor e ao país, já que além da qualidade duvidosa, não geram arrecadação de impostos ao Estado.

Mas como não ser enganado e comprar cabos ​​desbitolados ?

Como você pode proceder quando for comprar cabos elétricos para baixa tensão e não correr o risco? Qual é a melhor forma de descobrir uma possível fraude? Para ajudar, daremos 4 dicas super valiosas:

Dica 1. Confira antes de tudo a etiqueta de identificação que está inserida no produto, pois ela deverá mostrar com toda a clareza, sua seção, sua norma vigente, o selo de certificação do INMETRO e a marca da certificadora. Mas de maneira alguma esqueça o fundamental, que é o número do registro do produto com a sua validade, que pode ser verificado no site do INMETRO.
Dica 2. Na capa do cabo deve estar inserida a sua seção nominal, e também outras informações valiosas e obrigatórias. Caso não esteja legível ou não tenha nenhuma descrição, desconfie e acenda o sinal de alerta, pois é bem provável que este cabo seja falso ou não atenda nenhum tipo de certificação.
Dica 3. Outra forma para averiguar a qualidade do cabo é comparando. Isso mesmo, pegue um cabo de uma marca que já é consolidada no mercado e compare, se o peso e espessura forem muito diferentes, então você já tem mais um motivo para desconfiar e não comprar este cabo desconhecido.
Dica 4. Esta dica é um pouco mais técnica, mas pode ser essencial, verifique o cabo por meio da sua dimensão em razão da quantidade de cobre inserida nele. Para isso, utilize um micrometro para averiguar a quantidade de fios elementares e estimar a área da seção transversal, para saber a diferença entre um cabo de qualidade ou um desbitolado.

 

Onde posso comprar cabos certificados em Campinas?

Para não correr o risco de ser enganado saiba que aqui na Fiocamp, você encontra os melhores cabos das melhores marcas, com preço justo e competitivo que nã0 vão te deixar na mão, e no prejuízo. E também contará com a ajuda de profissionais qualificados que te ajudarão na hora da compra dando aquele desconte especial.

De modo mais geral, você vai encontrar o melhor material elétrico nos seguintes estabelecimentos em Campinas-SP.

No que diz respeito à cabos, estas estão entre as melhores.

Pronto! Esperamos que você tenha agora todas as informações que acreditamos que sejam super valiosas para você!

Compartilhe este texto...
Rolar para cima