Os tipos de extintores de incêndio

A história dos extintores é bem interessante e pouco conhecida, eles foram criados em 1813 pelo militar inglês, Capitão William Manby, após um incêndio em Edimburgo (Escócia).
Depois de anos de aperfeiçoamento, atualmente os extintores são essenciais para combater incêndios, evitando que eles se propaguem e causem terríveis danos ao patrimônio, colocando em risco a vida de familiares e funcionários.
Existem diversos tipos de extintores para os diferentes tipos de incêndios, pois, cada chama tem uma particularidade, por isso é importante consultar uma empresa especializada antes de colocar os extintores.

Os Tipos de extintores de incêndio são:
Água (H2O), Espuma , Gases carbônico (CO2), Pó químico, Compostos halogenados.

Tipos  de incêndios:

Classe A
São causados por materiais sólidos, como Papel, Madeira, Tecidos, Algodão.
Classe B
São ocasionados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos, que se tornam líquidos. Exemplos: Gasolina, Querosene, Óleo, Parafina, Tintas e Graxa.

Classe C
Classe C são incêndios envolvendo equipamentos elétricos que estejam energizados.

Classe D
Acontece por meio metais pirofóricos, ou seja, metais que podem entrar em combustão facilmente, como Zinco, Titânio, Urânio.

Classe K
Esses incêndios de classe K ocorrem por conta de óleo de cozinha e gorduras. Geralmente, acontecem com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras, entre outros.
Mesmo que um prédio ou empresa tenham um ótimo plano de prevenção de incêndios, ~e bom sempre estar atento, pois, infelizmente, acidentes acontecem.

Quando trocar um extintor?

No Brasil, a Lei Federal 13.425/17 exige extintores em comércios, empresas, igrejas, escolas e demais tipos de edifícios onde há reuniões e circulação de pessoas.
Por possuírem uma carga limitada, os extintores podem esgotar-se numa questão de segundos, por isso é importante a verificarão constante, para analisar se a carga está completa, bem como sua validade, pois esses “detalhes” podem fazer total diferença em uma ocasião de risco.

O extintor sai da sua fábrica com a garantia e a validade do fabricante, mas após vencer esse prazo, existem duas opções:

Comprar um novo com certificação e garantia de fábrica e com uma validade longa.

Procurar bem cuidadosamente uma empresa de Inspeção e Manutenção de extintores qualificada e certificada, que faça uma inspeção de 2º nível, ou seja, o equipamento deve ser avaliado recarregado e testado novamente.

Lembrando que  esta empresa de inspeção e manutenção dará um novo prazo de validade (menor do que o de fábrica), que pode variar de acordo com as leis vigentes de cada local e também dos componentes existentes no extintor.

O que é avaliado no extintor para ele ser trocado?

Além da validade, são avaliados diversos aspectos importantes, tais como: componentes, pressurização, se há sinais de ferrugem, se os anéis da válvula não estão danificados, compactação do agente extintor, deterioração do casco;
A validade do extintor se divide em dois níveis, o primeiro é a sua carga, que varia de acordo com o agente, água, CO2 ou outros, e o segundo é dos seus componentes como casco e mangueira, que não possuem um prazo exato, mas como já falamos, regularmente devem passar por inspeção para avaliar o estado de conservação.

Comprar um extintor novo ou recondicionar?

Por conta de tanta burocracia e demora muitas empresas estão optando por renovar os extintores, ou seja, sempre comprar novos quando a validade vence, ao invés de recondicionar, para economizar tempo e evitar preocupações.

Onde posso comprar extintor de incêndio em Campinas?

Sabia que aqui na Fiocamp, trabalhamos com diversos tipos de extintores e também trabalhamos com equipamentos de prevenção e combate à incêndio?
Isso mesmo, nós podemos e queremos te ajudar, pois temos uma série de itens obrigatórios em alvarás e Inspeções

De modo mais geral, você vai encontrar as melhores disjuntores nos seguintes estabelecimentos em Campinas-SP.

Pronto! Esperamos que você tenha agora todas as informações que acreditamos que sejam super valiosas para você!

Compartilhe este texto...
2

FALE CONOSCO AGORA!