As cercas elétricas são baratas e eficientes. São bastante utilizados no Brasil devido ao seu baixo custo e alto rendimento energético. Essa energia é fornecida por pulsos de alta tensão que não causam nenhum perigo aos habitantes da cerca. Ao inibir intrusos, essas cercas elétricas são consideradas uma forma segura de energizar uma cerca isolada que impede a passagem de animais.
As cerca elétrica residencial usam fios de aço para descarregar rapidamente uma corrente que alimenta o eletrificador ou energizador. A cada segundo, essas cercas criam ondas de choque.
A tecnologia de detecção de toque oferece desempenho rápido. Estimula o sistema de proteção através de tecnologia sensorial que ativa rapidamente. Isso dificulta a entrada de intrusos, pois eles experimentam contrações musculares, formigamento e choques elétricos.
As cercas elétricas usam alta tensão entre 8.000 e 11.000 volts. No entanto, isso não aumenta o custo da energia, pois utilizam correntes de baixos amperes; apenas aumenta a energia necessária para alimentar um pequeno rádio. As cercas elétricas consomem em média 3,6 Kw de energia por mês – o equivalente a alimentar um pequeno rádio.
As cercas elétricas possuem alarmes monitorados embutidos que alertam sobre possíveis danos à estrutura da cerca.
Saber como funciona ajuda você a ficar seguro, garantindo a compreensão.
O funcionamento das cercas elétricas é explicado no texto
As cerca elétrica residencial são compostas por fios de aço inox, cabos de alto isolamento e baterias de emergência. Eles também usam hastes de aço inoxidável para manter os fios no lugar, um centro de choque para liberar eletricidade e mecanismos de fonte para ajudar a manter os fios esticados.
A unidade de controle eletrônico do dispositivo fornece pulsos de alta tensão com pouca corrente. Esses pulsos repelem os intrusos e os expulsam com segurança da corrente elétrica se entrarem em contato com ela.
Tecnologia avançada conecta alarmes de cerca elétrica a uma empresa de segurança que também pode discar números pré-programados.
Você se pergunta se as cercas elétricas funcionam quando a energia acaba.
Sim, é verdade.
Os sistemas de cercas eletrificadas devem ter uma fonte de energia que não pare de funcionar, como uma bateria. Isso garante que a capacidade de proteção do sistema permaneça constante.
As baterias fornecem energia para até 12 horas de falha de energia prolongada.
Concluir seu projeto de segurança com sucesso requer entender as 5 recomendações que incluímos em nosso artigo. Certifique-se de fazer isso antes de implementar este método fácil e eficaz.
As pessoas precisam tomar certas medidas ao configurar uma cerca elétrica para uma casa
A qualidade do equipamento
Antes de comprar uma cerca elétrica, as pessoas costumam pesquisar as melhores marcas pela internet ou por especialistas – como instaladores de cercas elétricas. Ainda mais, se quem é um eletricista ou quer seguir carreira nas vagas de eletricista.
Materiais e processos de fabricação adequados garantem equipamentos de alta qualidade. Materiais ou processos incorretos resultam em equipamentos de baixa qualidade que não funcionam adequadamente.
Os procedimentos de instalação devem ser seguidos ao pé da letra
As cercas elétricas residenciais devem seguir orientações específicas quanto à altura. Esses padrões estão relacionados a cercas elétricas rurais e residenciais.
O aterramento adequado do sistema ajuda a garantir o bom funcionamento da cerca elétrica. Deixar de aterrar adequadamente o sistema pode causar um comportamento errático na cerca elétrica. Seguir os padrões apropriados de altura e distância ao instalar um eletrificador ajuda a manter a funcionalidade adequada da cerca.
Encontrar o local ideal para a fonte de alimentação
O eletrificador de um sistema de cerca elétrica é uma parte importante do maquinário; é o ponto onde a eletricidade se transfere e pulsa através do fio.
A visibilidade é fundamental ao instalar os amortecedores; nenhum ladrão iria querer desativá-los ao vê-los. Além disso, eles não devem ser expostos à chuva ou luz solar direta.
Manutenção
Sempre verifique se a cerca é mantida. A manutenção não é necessária para uma boa vedação, mas ainda é fundamental fazê-lo. Como observa o primeiro item, é importante garantir que sua cerca não precise de manutenção.
Nunca se esqueça do aterramento
A instalação do sistema elétrico deve ser concluída antes que o sistema seja aterrado. Isso protege o sistema contra possíveis ameaças à segurança, seguindo a norma ABNT NBR 5410 para instalações elétricas. O aterramento correto pode ser feito passando um fio por uma tubulação de plástico, usando material isolante e fechando qualquer possível vazamento de energia.
Ao verificar a altura de uma parede ou recursos circundantes, considere seu tamanho e outras características
Os sistemas de cerca elétrica devem seguir as diretrizes municipais. Estes normalmente incluem recomendações para a altura da parede. Atualmente, não existe um padrão para cercas elétricas. Para ativar o sistema de proteção, Martinho lembra que o tamanho deve ficar em torno de 2,5 metros.
Evite elementos metálicos adicionais, como cercas e grades, quando possível. A proximidade pode levar à energia estrutural. O choque elétrico pode ser evitado fechando os animais de estimação em uma parede sólida de concreto, como uma estrutura de alvenaria. Idealmente, isso deve ser feito usando materiais de alvenaria de alta resistência.
Buscando maneiras de proteger os animais de danos
As pessoas se perguntam se os pássaros são eletrocutados quando pousam em cercas elétricas. Embora isso raramente aconteça, a chance ainda existe. Quando dois pontos de eletricidade se conectam, ocorre um choque.
Por exemplo, quando um dos fios toca o solo ou outro poste da cerca. Os pássaros ficam em uma cerca de arame e apenas um ponto se conecta ao corpo. Essa semelhança é o que Martinho notou ao estudar pombos em linhas de energia.
Para evitar que os gatos se machuquem, as coleiras para gatos vêm com sistemas de segurança que dão choques nos gatos se eles pisarem nas paredes. Algumas dessas coleiras até chocam os gatos que andam no teto.
A segurança é reforçada por ter um produto complementar
Unidades de controle de choque se conectam a outros sistemas de proteção através de um par de conectores NO/NC. Estes se conectam a alarmes ou outros sistemas de proteção. Toca a sirene quando alguém toca na cerca.
Ou a alternativa é a vigilância remota, sem alarme audível. Nesse caso, a equipe de vigilância em um local externo ouve o alarme e aciona a segurança.