TUDO SOBRE SPDA: Estamos chegando no verão, com ele chegam as fortes chuvas e tempestades que causam grandes transtornos para diversos estabelecimentos. Os raios são fenômenos naturais causados pelo atrito das nuvens no céu, esse atrito gera um efeito de eletrização de grande diferença potencial.
O Brasil é o país com mais descargas elétricas no mundo, em dois anos caíram cerca de 280 milhões de raios no território nacional. Causando 260 mortes e mais de 400 feridos sem contar os prejuízos financeiros que são estimados em cerca de um bilhão de reais.
O desmatamento na Amazônia, o aquecimento global e o nosso verão quente e úmido fazem a combinação perfeita para a formação de tempestades.
Mas existe uma maneira muito simples de evitar acidentes em antenas, instalações industriais, tanques, tubulações por conta de descargas atmosféricas.
O Sistema SPDA foi elaborado para proteção de raios e o significado da sigla é Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, conhecido popularmente como para-raios.
Esses sistemas são compostos por equipamentos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, quando acionados provocam um caminho para o aterramento criando uma descarga alternativa que não provoca danos nos equipamentos, além de proteger as pessoas.
Resumindo, a função do SPDA é dissipar para terra a descarga elétrica.
A utilização do SPDA é para minimizar os prejuízos, mas ele não impede que o edifício seja atingido por um raio.
Manutenção
Para que o SPDA esteja funcionando da melhor maneira, é imprescindível que o equipamento tenha manutenções preventivas regulares. Caso tenha algum problema, ocasionado por um raio e você necessite chamar a seguradora, o seu SPDA precisará estar com as manutenções necessárias em dia, para que ela pague os prejuízos.
Principais modelos de SPDA
No mercado existem diversos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, os mais comuns são os captores franklin e os captores em gaiola de faraday, ou ainda, uma junção dos dois sistemas.
Para escolher o sistema mais adequado é essencial a integração dos projetos estruturais, observando, a sua área construída, o local e o material utilizado na construção.
A partir destas condições pode-se realizar um bom projeto e uma correta instalação de proteção.
Quais os principais modelos de SPDA?
Captor Franklin
Ele protege o local como um cone criado a partir de sua ponta, com um ângulo que muda de acordo com sua altura em relação ao solo.
Para instalar é necessário a utilização de um ou mais mastros com captores, para que toda a estrutura da edificação fique protegida pelo sistema.
Captor Gaiola de Faraday
São captores com formatos de malhas em gaiolas de faraday que criam uma malha de condutores em torno de toda a construção.
Laudo do SPDA
Obrigatório em construções que possuem SPDA o laudo Técnico de SPDA é um documento obrigatório e deve ser feito em instalações industriais, a cada 12 meses ou a cada 3 anos para as demais estruturas.
Onde Posso Comprar SPDA Em Campinas?
Para não correr o risco de ser enganado saiba que aqui na Fiocamp, você encontra os melhores cabos, condutores, interruptores e disjuntores das melhores marcas, com preço justo e competitivo que não vão te deixar na mão, e no prejuízo.